Que o brigadeiro é uma paixão nacional, isso você já sabia. Mas tem algumas curiosidades sobre ele que eu acho que você não sabe, veja só:
O brigadeiro costumava ser feito com leite, manteiga, ovos e chocolate. Quando foi criado, o brigadeiro levava leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate! Mas antigamente a dificuldade de encontrar leite fresco no mercado era grande. Por isso, o açúcar, os ovos e o leite foram substituídos pelo leite condensado.
O brigadeiro tem esse nome por causa de uma Campanha Política. Isso mesmo! Em 1945, o brigadeiro Eduardo Gomes disputava a presidência com Eurico Gaspar Dutra. Assim, suas dedicadas fãs decidiram fazer o doce e arrecadar dinheiro para a campanha com “o doce do brigadeiro“. Depois disso, a receita passou a ser chamada de brigadeiro.
O leite condensado, principal ingrediente do brigadeiro, foi criado pelo americano Gail Borden em 1856. O leite condensado foi fabricado por Gail Borden em 1856, mas só fez sucesso 10 anos depois, com a Guerra de Secessão nos EUA, pois era um dos alimentos dados aos soldados por ser durável e também uma boa fonte de energia. Outras fontes afirmam que a primeira notícia sobre a técnica de como produzir o leite condensado surgiu em terras francesas em 1827.
Um brigadeiro de 30 gramas tem cerca de 100 calorias. Um simples brigadeiro de 30 g possui 100 calorias e quase 10 g de carboidratos. Se você estiver de dieta, é melhor não exagerar nos brigadeiros!
コメント